O Líder Emocional
Você esta preparado para ser este novo Líder? Como é seu Líder ?
Todos concordamos que vivemos novos tempos, principalmente este ano, que vem acelerando algumas tendencias na forma como lidamos com o trabalho e as relações interpessoais e intrapessoais.
Em tempos de home office e e-commerce, onde o fator tecnológico ganhou força e espaço com sua mentalidade Ágil, na industria 4.0, entre outras formas de gestão, apareceu a figura de um novo líder, atuando nos bastidores e ganhando força através das soft skills tão valorizadas nestes novos tempos de inteligencia artificial.
Neste novo contexto, surge a figura do Líder Emocional!
Este novo líder que vive o desafio diário de gerar resultados e atuar em alta performance em interdependência com seu time e pares, tendo que lidar com várias gerações ( Baby boomers, X, Y Z, … ), cada uma com uma forma de se interagir e influenciar e que agora precisa fazer tudo isto em um mundo virtual, sem salas de reunião, mesas e infraestrutura corporativa, mas sim, compartilhando os momentos mais íntimos de seus liderados no café da manhã, almoço e até mesmo jantar. Vivenciando a rotina de fazer o relatório olhando a máquina de lavar, o fogão e as crianças.
Tudo isto, com bermuda e pantufa e o cabelo bagunçado.
Para este novo momento, não fomos ensinados na escola ou nos cursos corporativos de alta performance.
Veja algumas desta habilidades:
Habilidade de Flexibilidade e pró atividade a mudanças:
Não adiantar lutar contra ou resistir.. é fato, as coisas mudam e mudarão..com velocidade cada vez mais exponencial. Esteja preparado e contribua e faça parte da mudança.
Precisamos cada vez mais Aprender, desaprender e reaprender rápido e nos adaptarmos ao novo. Como diz o ditado..! camarão que dorme a onda leva ! “.
Hard skills X soft skills:
As habilidades e competências ligadas a tecnologia e raciocínio logico cada vez mais serão feitas por maquinas e inteligencia artificial , então invista em áreas e competências que lhe darão diferencial sobre as máquinas, as chamadas soft skills: Inteligencia emocional, Negociação, criatividades, comunicação, etc…
Resiliência:
Nossa capacidade de resistir a pressão em destruir nossa essência. Assim como o ouro, a Mola ou um lutador de box. Precisamos nos manter em pé e firmes em nossos objetivos, valores e propósitos.
Coaching:
Apesar de todos os preconceitos e piadas nas redes ( algumas merecidas. Rsrs ) o coaching vei com o proposito de fazer perguntas e gerar protagonismos as pessoas nas suas decisões e performance. Não ficando limitados mais as respostas de “chefes” gurus que limitam o crescimento das pessoas.
Stress:
Não são as coisas que nos estressam, é nossa capacidade de resiliência que é baixa, pois nós é que nos estressamos com as coisas que nos afetam.
O Líder Emocional precisa aprender a lidar com stress, primeiro o seu e em seguida do seu time.
Motivação e Auto-motivação
Legal estudar Maslow, Alderfer ou herzberg, e recomendo. O líder emocional precisa conhecer a si mesmo, isto já vem sendo falado desde o Egito “ Conhece à ti mesmo “ e depois conhecer as pessoas, suas características, anseios, aspirações, sonhos, medos, frustrações para que possa gerar o motivo correto para que a pessoa aja com engajamento e feliz.
Confiança
Ah… Confiança ! Palavra bonita e tao difícil de se conquistar e mais ainda de manter. Esta fundamentada em caráter e competência, mas depende ainda de Compromisso ( se sentir parte do grupo ), Estabilidade ( estar sempre igual ) e Coesão ( igual com todos ).
Praticar a confiança neste dias “remotos” é um desafio para este novo líder, que precisa confiar no comprometimento da entrega e não no controle de horas.
Empatia
A empatia é na maioria das vezes só ouvir e dizer.. “estou aqui… conte comigo “. É nossa capacidade de líder em se colocar no lugar do outro.. calçando os sapatos apertados daquela pessoa. Sem julgamento, sem conselhos de auto ajuda, sem resinificação. Somente Respeitar o momento e o limite da cada pessoa e procurar ajudar ou facilitar o processo da outra pessoa.
Comunicação:
Peter Drucker já dizia, 60% de todos os problemas nas organizações ( e mesmo na vida pessoal eu acredito ) são gerados pela comunicação ineficaz.
Não sabemos ouvir, falar e atualmente escrever de forma eficaz. Os preocupamos em responder e não entender. Nos preocupados no conteúdo e não atentamos na forma como estamos comunicando ou deixando claro nossas intenções.
Estes são alguns fatores importante deste novo Líder, o Líder Emocional.
Agradeço sua ajuda e desejo sucesso a todos os Líderes Emocionais que precisamos nos tornar neste novo mundo.. acelerado e digital.
Leia nosso artigo sobre Inteligência Emocional, click AQUI
Cristiano Santos é Diretor da People DH. Especialista em Performance e Desenvolvimento de Liderança e times.