Conheça os 07 Pressupostos da PNL
Segundo a SBPNL ( https://www.pnl.com.br/pnl/ ) , A PNL permite compreender melhor nosso funcionamento interno, identificar nossos modelos mentais, para que possamos questioná-los, refletir sobre eles e se é preciso ressignificá-los.
Esse aspecto é que influenciou o surgimento do nome “programação”, pois esse conhecimento sugere que a partir das nossas histórias, experiências, valores, somos programados a ter determinadas crenças e modelos mentais que impactam diretamente o nosso comportamento. Da mesma forma, que a partir de técnicas de PNL e ferramentas podemos “reprogramar” a nossa estrutura interna com foco nos resultados que queremos alcançar.
Se pararmos para refletir, todos nós temos histórias de vida, interesses, valores, crenças e motivações completamente diferentes, o que faz com que tenhamos percepções de mundo diferentes. Isso faz com que pessoas vejam as situações de formas distintas e, consequentemente, também reajam de outras maneiras, o que pode interferir diretamente no relacionamento interpessoal.
A realidade externa de um evento é igual para todos, e recebemos as informações através dos nossos canais sensoriais (NEURO), que passam por filtros (PROGRAMAÇÃO) e formam uma representação interna para a pessoa. Essa representação interna gera um estado na pessoa, ou seja, leva a diferentes emoções que acabam interferindo na fisiologia e também nos comportamentos, nas ações dessa pessoa, tanto aspecto verbal quanto não verbal (LINGUÍSTICA).
A PNL surgiu no início dos anos 70, Richard Bandler, um estudante de psicologia, e John Grinder, um professor de linguística, iniciaram os estudos sobre PNL na Universidade de Santa Cruz – Califórnia. Os primeiros trabalhos que realizaram foi modelar famosos terapeutas da época, buscando identificar quais eram os padrões internos e externos que eles utilizavam que tornavam o trabalho deles tão efetivo. Esses terapeutas eram Milton Erickson, um médico hipnólogo, Virginia Satir, que atuava com terapia familiar e Fritz Perls, que desenvolveu a terapia de gestalt.
Abaixo compartilho com vocês 07 Vídeos curtos explicando os 07 Pressupostos que eu mais gosto e mais poderosos da PNL.
Flexibilidade e Influência
O elemento de maior flexibilidade no sistema será aquele com maior influência.
Comunicação
O que o grupo percebe como tendo sido dito por você é o que importa e não aquilo que você pretendia dizer. O Significado de sua comunicação é a resposta que você obtém.
O Mapa não é o Território
O mapa não é o território, As pessoas reagem ao seu próprio mapa ou representação da realidade e não à realidade.
Não existe Fracasso
Não existe o que se chama de fracasso, existe apenas feedback. Utilizar tudo o que acontecer para aprender, crescer, avançar.
Intenção Positiva
Todo comportamento tem uma intenção positiva.
Aprendizagem
Podemos aprender e nos tornar qualquer coisa através da modelagem.
Recursos Internos
As pessoas já dispõem de todos os recursos que precisam, elas precisam é ter acesso à estes recursos internos.
Leia nosso artigo sobre Inteligência Emocional, onde explicamos estes pressupostos e outros conceitos aplicados ao desenvolvimento. Acesse AQUI
Cristiano Santos é Diretor da People DH. Especialista em Performance e Desenvolvimento de Liderança e times.
Master Practtioner em PNL