Como se tornar um Líder TDG 7.0
Este título poderia ter 10 linhas só com palavras que o mercado usa para descrever a Liderança e como ser um Líder… mas vamos aqui fazer um artigo e reflexão Raiz, sem estagramear, Gourmetizar ou Linkedear.
Vou dar algumas dicas que independente do nome “Nutella”, funcionam para se tornar um Líder de verdade, aquele que é admirado e seguido.
Então fica comigo e acompanhe.
Primeiro, alguns alinhamentos e considerações sobre o tema, já que livros são infinitos sobre como ser um Líder.
Você não nasce Líder, você se torna um Líder! O organograma, o crachá, a descrição de cargo pode no máximo lhe transformar em um Gestor ou um “chefe”, mas nunca em um Líder.
Como descrito por Max Weber, ter poder não lhe faz um líder e sim a Autoridade, não a autoridade com conotação de nível hierárquico ou patente e sim de ser respeitado pelo que sabe e pratica, sobre quem você é e sobre o que faz .
A liderança é uma escolha !
A liderança é não uma competência isolada, ela é um conjunto de competências e Caráter e não se resume em uma única habilidade.
Sendo assim, vamos falar sobre algumas destas habilidade e traços de caráter que farão de você um Líder TDG 7.0.
TGD = TOP DAS GALÁXIAS
Tudo começa com o Respeito, o Líder é admirado e seguido pois sabe que o respeito é a base de tudo e nele se constrói a confiança e o engajamento. Respeito não é só ser educado, já seria uma ótima vantagem se muitos tivessem este traço, mas Respeito também é entender as limitações das pessoas, sua história, respeitar a diversidade e promover a inclusão.
Respeito é entender o ser humano, suas qualidades, dificuldades e potencialidades.
A Primeira lição é ver as pessoas em sua totalidade e potencial e não como recursos, faz tempo que esta visão já não serve mais…
Ética, parece óbvio não é ? mas não é o que vemos na nossa sociedade e no mundo corporativo em sua maioria. Um líder precisa ser ético, ou seja, fazer o que é certo e não o que é mais fácil ou conveniente. É agir de forma correta mesmo quando ninguém esta vendo e respeitar ( de novo ) os princípios, regras, valores e culturas universais e atemporais, como a honestidade, liberdade, equidade e progresso ( das pessoas e organizações ).
Gostar de Pessoas, muitas vezes na minha carreira profissionais me procuraram desejando se tornar líder ( ou gestores… ) muitos não sabem a diferença, principalmente com interesse em subir na carreira, ter melhor salário ou apenas status. Sempre respondia que para ele ser tornar um líder ele(a) precisava gostar de pessoas, pois como diz o atual guru Simon Sinek, empresas, clientes, fornecedores, acionistas, etc… são feitos por pessoas. Se você não gosta e não entende as pessoas nunca será um bom líder, pode até ser um ótimo gestor, que gerencia recursos mas não toca a mente e a alma das pessoas. Não as faz querer se mover e engajar em um propósito coletivo.
O verdadeiro sentido, sucesso e felicidade na vida são impossíveis sem uma conexão com pessoas.
Gostar de Resolver Problemas e Desafios, está é a segunda condição na minha resposta acima, se você não se motivar em acordar todos os dias e encontrar problema e desafios e entende-los como oportunidades e tesouros, acredite, sua vida será um inferno.
Pois é papel líder ajudar a resolver os problemas e superar desafios, influenciando e facilitando o caminho para as pessoas. Gerando visão e fortalecendo propósitos para que todos conquistem os resultados. É necessário ter uma atitude proativa em frente a vida.
Precisa entender que agora não é mais pedra, agora é vidraça. Antes atirava reclamações e responsabilidades ao seu líder, mas agora é você que recebe estas pedras e precisa saber aprender a se divertir e fazer malabarismos com os problemas.
Comunicação é o fator que costura, que da liga e fluidez na Liderança, pois é através da comunicação que transmitimos informações, orientações, metas, motivamos, engajamos, celebramos, interagimos e vivemos ! Como diria Peter Druker, mais de 60% dos problemas tem origem na comunicação ineficiente.
A forma como o líder se comunica é muito mais poderosa que o conteúdo e o resultado desejado. Pois a forma abre os corações e mente das pessoas para receber o conteúdo e o resultado desejado.
Feedback: Não existe um bom líder que não domine a arte do Feedback ou Feedforward. Não estou falando de avaliação anual de desempenho e sim o feedback diário porém estruturado, justo, honesto e consistente. Um feedback baseado no comportamento a ser mantido ou alterado e não na pessoa. Feedback que avaliado o pecado e não o pecador.
Aquele feedback apreciado, esperado e que melhora as pessoas, pois é pontual, preciso, honesto, imparcial e que tem único e verdadeiro objetivo de ajudar e desenvolver as pessoas.
E acima de tudo, que seja mais focado nos comportamentos “positivos” do que nas fraquezas e falhas das pessoas. Pois o elogio constrói e o negativo afasta e gera medo. Ah.. mas elogie por comparação, e sim o comportamento da pessoa e não comparado com outros.
O elogio prepara o cérebro um comportamento e desempenho superior, quanto mais elogiamos mais sucesso criamos.
Saiba tudo sobre feedback no nosso artigo, acesse AQUI
Ser o Exemplo, muito “líder” sabe tudo, leu tudo, fez cursos caros e internacionais mas é incapaz de aplicar, não pratica o famoso Walk the Talk, ou seja, ter congruência entre discurso e prática. A atitude grita, então aplique o pouco que sabe antes de ser um Líder teórico. Todos admiram e seguem aquele que faz o que fala… poderia haver uma ISO para o líder .. o que acham?
Ser o Facilitador, entenda, o líder existe para servir e não para ser servido!
Pensa comigo em um líder que você admira na história ou na sua vida, ele servia ou era servido pelas pessoas? Simples não é? Nem tanto, pois lutar contra o Ego, vaidade e poder é talvez um dos desafios que a liderança mais tem dificuldade.
Quando ajudamos uns aos outros a melhorar, podemos aumentar o número de oportunidades disponíveis em vez de ter de competir por elas. Ajude as pessoas a encontrarem a luz deles e faça ela brilhar.
Gerar Conexões e Desenvolvimento, O líder é aquele que cria outros líderes, gera conexões e desenvolvimento das pessoas, times, negócios, organizações e sociedade. Ele tem paixão em desenvolver pessoas, pois as pessoas desenvolvem todo o resto e sua vida fica com mais significado e resultado.
Entenda, não somos lembrados pelo que fizemos ou pelos resultados que geramos. Somos lembrados pela FORMA como fizemos e conquistamos e a forma, como eu disse toca as pessoas.
É necessário promover o desenvolvimento para que as pessoas cresçam, aprendam, prosperem, tenham flow e significado em suas atividades e vida.
Como disse Steve Jobs “As grandes realizações jamais são resultados do trabalho de uma só pessoa. Elas são sempre concretizadas por uma equipe”
O verdadeiro sentido, sucesso e felicidade na vida são impossíveis sem uma conexão com pessoas.
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Formar Equipes vencedoras: O líder inteligente sabe do poder de se construir uma equipe interdisciplinar, diversa e complementar. Tendo pessoas melhores que ele e que juntos se completam e geram Sinergia. Pois a diversidade cognitiva e humana gera melhor desempenho e resultados. Pois faz as pessoas saírem de sua zona de conforto e geram novas ideias, soluções e inovação. Criando um ecossistema forte e resiliente.
“ Sozinho se vai mais rápido, juntos se vai mais longe! ( Provérbio Africano ). O líder deve saber o poder do trabalho em equipe.
Conheça os 04 princípios para formar um time de sucesso. acesse aqui
Gratidão: o Líder precisa entender o poder da gratidão e celebração. Não agradecer na “modinha” que vemos nas redes sociais. Agradecer com sinceridade . Como disse o poeta romano Cícero “ A gratidão não só é a maior das virtudes como é a mãe de todas as outras”.
Nada pior que um líder ingrato, que toma para si as vitórias do time ou que não reconhece a contribuição das pessoas.
A Gratidão é um exemplo de fortaleza mental !
E celebre as vitórias com o time, sem celebração a vida não é plena.
Seja Autorresponsável: Não tem como fugir, um bom líder se envolve com as pessoas, os processos e os resultados. Sabe que tem responsabilidade em tornar a vida das pessoas e os resultados da empresa melhores. Assim, se envolve, se engaja e celebra o processo e as conquistas. Tem ciência de sua influencia e usa para o bem, para o desenvolvimento e progresso de todos.
Inteligência Emocional: Por último mas não menos importante, talvez a mais relevante nos dias atuais e futuros. Desenvolva sua inteligência Emocional ou seja, sua capacidade de identificar e controlar suas emoções e conhecer e influenciar as pessoas.
Isto tem haver com Resiliência, empatia e quase tudo que falamos acima.
Para saber mais sobre Inteligência emocional, acesse nosso artigo aqui
É lógico que não é só isto, mas se conseguir fazer isto já será um líder TDG 7.0 ( Top das galáxias). Espero ter lhe ajudado a ser um líder de sucesso. Conheça também como podemos lhe ajudar através de nossas soluções.
Desejo sucesso a você Líder !
Cristiano Santos
Fundador, Palestrante e Diretor da People Desenvolvimento Humano