Quem não se comunica se trumbica
“Trumbica”, do verbo trumbicar. Ato de se prejudicar com algo, “se dar mal”.
Chacrinha (não conhece? Dá uma googada ) não é nenhum filósofo ou Guru da Administração, mas neste ponto ele estava certo.
Você já parou para pensar como uma coisa tão natural e automática como a Comunicação pode ser tão poderosa no mundo corporativo ou na sua vida pessoal ?
A comunicação está presente na nossa sobrevivência desde os desse os desenhos nas cavernas, papiros até chegar nos emojis de hoje, o que não mudou muita coisa não é mesmo?
A comunicação é base onde se constrói e se forma a Cultura, desenvolve a Liderança, o trabalho em Equipe. Onde se constrói estratégias e se conquistam metas, e o mais importante, se fortalece os laços humanos e network através da transferência de informações que visam gerar conhecimento e viram ações em busca da prosperidade e evolução de todos e da felicidade.
E por ser tão natural e automático o processo de comunicação é que pouco damos atenção a ela e vivemos no automático, do “nosso jeito e estilo” e não paramos para observar como nos comunicamos com nossos familiares, amigos, colaboradores, gestores, vizinho, gato, cachorro e periquito.
Neste nosso mundo cada vez mais virtual, onde a autonomia com interdependência, a Agilidade e o auto volume de informações atuar com através da Comunicação Eficaz é um grande desafio nas relações humanas. Pois a Comunicação Eficaz promove a troca de experiências; se obtém informações e conhecimento; Orienta as pessoas para objetivos comuns; Promove a sinergia entre as pessoas; Reduz os conflitos e stress; Agiliza os processos e as decisões; Fortalece o trabalho em equipe; Gera credibilidade e confiança, entre outros pontos importantes.
Como diria Peter Drucker “ 60% dos problemas vem de falhas na comunicação. “
Comunicar vem do Latim “ Comunicare”, Pôr em comum. Desta forma comunicar é o grande desafio diário de tornar uma mensagem em comum, transferir o que está na nossa mente na mente de outra pessoa. Parece fácil , mas tem sido o diferencial entre o sucesso e ou fracasso.
Isto devido a diversos filtros e ruídos neste processo, como nossos sentidos, percepção, modelo mental, expectativas, ansiedade, objetivos, experiência de vida, ambiente e grupo em que vivemos.
Mas vamos lá, como posso melhorar minha comunicação e obter melhores resultados, influencia e persuasão?
Segue algumas dicas:
Primeiro entenda que não existe um modelo e sim vários modelos que se adaptam a seu publico e objetivo e a flexibilidade e fundamental. Assim, busque sempre aprender, desenvolver e usar modelos e formas diferentes. Tudo evolui, e a comunicação também.
A Comunicação possui 04 grandes fatores e tem poder totalmente diferente dependendo se você é o comunicador ou receptor no processo.
Conteúdo, Resultado, Forma, Intenção
Normalmente quando estamos nos comunicando prestamos atenção nos dois primeiros, mas quando estamos recebendo a Comunicação nosso foco são nos dois últimos.
Quantas vezes as pessoas se comunicam de forma correta do ponte de vista gramatical e com objetivos nobres, mas de uma forma totalmente errada e destrutiva ? sem intenções claras que façam as pessoas se engajaram e agir corretamente como o esperado?
Com certeza você conhece alguém assim.
Pratique os 5’S na comunicação:
- Strategy: qual o seu público
- Structure: Tenha Início, meio e fim
- Support: demonstre evidencia, dados que valide sua comunicação
- Style: Faça a comunicação de uma forma atraente, que prenda a atenção.
- Supplement: Que gere conhecimento
Evite julgamentos; evite classificar as pessoas; reconheça seus preconceitos; tenha ciência do poder de sua comunicação nas pessoas.
Muitas vezes as comunicações para uma boa comunicação está baseado no egocentrismo, timidez, escolhas erradas, muitos intermediários, preconceitos, status e suposições.
- Pratique uma comunicação voltada para resultados, torne as metas claras.
- Saiba distinguir o momento e local oportuno para enviar a mensagem.
- Tenha CONGRUÊNCIA, faça o que você fala.
- Desenvolva a Inteligência Emocional, se conhecendo melhor e também as pessoas.
saiba mais sobre inteligencia emocional AQUI
- Criar um clima de receptividade e confiança.
- Aprenda sobre como falar, ouvir e escrever melhor.
- Pratique a habilidade para dar e receber feedback. Conceda um feedback assertivo e estruturado.
Acesso nosso artigo sobre Feedback AQUI
- Atenção com a comunicação não verbal. Seu corpo “fala” mais que você percebe.
- Seja assertivo e empático em seu comunicação, ou seja, não seja passivo ou agressivo, busque respeitar e ser respeitado.
Muito se fala e se ensina sobre comunicação, influencia e persuasão e independente de todas as técnicas, teorias e dicas, na minha opinião o DNA de uma boa comunicação está baseada na EMPATIA e RESPEITO.
É através da EMPATIA que conseguimos nos aproximar das pessoas, “calçando os sapatos” da vida dela, nos colocando no lugar dela em suas alegrias, tristezas e desta forma, entendendo e podendo usar a melhor palavra, gesto e forma para comunicar ( se fazer entender ) de forma eficaz e produtiva.
Com o RESPEITO podemos entender o momento, o nível de cada pessoa e usar de forma adequada a comunicação no momento preciso, respeitando o nível profissional, educacional, e tudo que os códigos de conduta corporativos exigem e pouco seguem.. respeitar: credo, idade, cor, religião, opção sexual, nacionalidade, inclusão e toda diversidade e complexidade presente em nós seres humanos. Porém somos iguais em uma coisa: Merecemos e apreciamos o respeito.
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Cristiano Santos
Palestrante, Treinador Especialista em Performance
Diretor da People Desenvolvimento Humano