Inteligência Emocional para Mudar

É fato, você querendo ou não, eu preciso lhe dizer , As Mudanças são Inevitáveis!

Então, aceita que dói menos!

 Você já parou para pensar o porque as pessoas são tão resistentes e sofrem com as mudanças?

Estamos desde a idade da pedra mudando e não nos acostumamos ainda. Será que precisaremos de mais uns milhares ou milhões de anos para Mudar nossa mentalidade ?

 Talvez a neurociência explique dizendo que nosso cérebro ainda opera na maior do tempo como nas nossas origens de Homo Sapiens através do cérebro reptiliano.

Bom, mas também evoluímos e esta é a boa notícia, não é mesmo ?

Então, como podemos usar alguns conceitos da inteligência emocional como recurso valioso neste processo de constante mudança, que a cada dia fica mais acelerado neste mundo V.U.C.A.?

Segue algumas dicas para que você aproveite o processo e se desenvolva.

 Coragem

Muitas pessoas tem medo, Este talvez seja com certeza um dos grandes motivos para resistirmos a mudança. Pois não sabendo como será o “novo” e desafiar nossa zona de conforto gera Medo.

A única forma de diminuir o medo é desenvolver o conhecimento e tendo o melhor planejamento possível. Assim, você controla parte da mudança e diminui o estresse que envolve este processo.

A coragem não é falta de medo e sim, agir mesmo com medo. É superação !

E como diz a frase..se der medo, vai com medo mesmo !

 Resiliência

Você com certeza admira alguém, seja uma pessoa pública, religiosa, artista, um familiar um amigo, etc… agora eu lhe pergunto, você admira esta pessoa pela vida fácil e boa que ela teve ? Com certeza não ! Admiramos os exemplos de esforço, disciplina, valores e princípios, pelo talento e dedicação. Isto se chama Resiliência ! é sob pressão não perder sua essência e seguir em frente.

Auto conhecimento e auto controle

Estes são alguns pilares da inteligência emocional. Para mudar sem sofre é importante que você se conheça, identifique os sinais, ancoras e gatilhos que te movem ou te paralisam

Assim você terá o segunda parte que é o auto controle, onde poderá agir para usar a mudança como oportunidade e aprendizado.

Não existe fracasso só aprendizado

Se encararmos a mudança como oportunidade e mesmo se houver “fracassos”, e eles forem absorvidos como aprendizado, criamos uma narrativa em nós mesmo de potencialidade e não de paralisia e reatividade.

 Modelagem

Este é um conceito da PNL ( Programação neuroliguistica ) que propõe a perspectiva de que se alguém conseguiu algo, você também pode. Usando as mesmas estratégias desta pessoa. Porém isto envolve disciplina, paciência e Dedicação. Assim, mudar baseado em pessoas que nos inspiram podem ser um grande aliado no processo.

 Stress

Não são as coisas, pessoas ou situações que nos estressam. Não é mudança que nos estressa. Somos nós mesmos que nos estressamos pela falta de controle sobre estas coisas e pela narrativa que criamos sobre estes fatos para nós mesmos.

Busque na mudança obter o maior controle possível dentro de seu círculo de influência e ação.

Assim, você terá menos stress, pois se sentira no controle da mudança e não vitima dela.

Use a energia do stress como combustível para vencer, mudar e superar.

 Pensamento Positivo

 

Ele sozinho não adianta nada, mas seguido de ação faz muita diferença.

Pois tudo começa no pensamento, que molda nossos sentimentos, hormônios, ações, hábitos, personalidade e destino. Pensar positivo ou negativo dá o mesmo trabalho, as consequências são bem diferentes.

Assim, como disse Aristóteles “ A Felicidade é dos Ativos”. Então aja… antes, durante e depois da mudança.

 Não se faça de Vítima. As pessoas e o tempo não gostam de pessoas assim.

 Observe na natureza que toda espécie que foi flexível e se adaptou as mudanças sobreviveram. As que resistiram as mudanças estão nos livros e na internet e não mais entre nós.

 Seja amigo da mudança e vá com ela a novas possibilidades e Conquistas !

 Sucesso à todos nesta vida de eterna mudanças !

Quer saber mais, acesse AQUI nosso site sobre Inteligência Emocional

Cristiano Santos é Diretor da People DH. Especialista em Performance e Desenvolvimento de Liderança e times.