04 Princípios para ter um Time de Sucesso
Formar um time de Alta Performance é um desafio e sonho de todo líder e organização.
Muitas vezes escolhemos os melhores talentos ( as melhores sementes ), porém esquecemos de avaliar a Cultura e o Ambiente ( solo) onde isto vai ocorrer.
Assim, muitos talentos fracassam por falta de um ambiente que promova o desenvolvimento.
Conheça abaixo 04 Princípios que parecem ser simples, porém não subestime seu poder e eficiência. Eles constroem um ambiente para um time performar em alta performance.
1) Raciocínio Sistêmico ou Visão Sistêmica
Muitas empresas têm pessoas que só se importam com sua função de trabalho específica. Coisas que elas fazem podem afetar outras pessoas negativamente ou positivamente.
Estas pessoas devem mudar seu raciocínio de modo a refletir um sistema total, para que possam evitar criar problemas para os outros. Isto é um esforço total de equipe.
Cada dia mais o mercado busca profissionais que possuam visão sistêmica, ou seja, profissionais que além de conhecerem muito bem sua área de atuação, conhecem e participam de forma efetiva em outras áreas da empresa, seu negócio, produtos e soluções a fim de atuar através de sugestões, projetos e melhorias.
Este profissional sabe as consequências de suas atitudes nos demais departamentos, assim busca melhorar os processos e trabalhar em equipe, pois sabe que o resultado da empresa esta acima do resultado do departamento. Todos ganham ou ninguém ganha!
Procure sair de seu ”feudo” organizacional, conheça outras áreas, seus processos, as pessoas, desafios a fim de sua capacidade de analise e tomada de decisão se desenvolva e seja pro ativa e precisa ao interagir com outras pessoas.
Quanto mais você conhece, melhor sua capacidade de análise crítica e contribuição.
É necessário saber que sua atitude ou a falta dela compromete o resultado de todo o time e da empresa. Tenha noção do poder de sua contribuição e responsabilidade.
O problema em organizações que não seguem este principio é de ter uma cultura e atitude onde cada um cuida do seu “quadrado”, seu serviço, sua área, etc.. assim, o problema do outro é do outro ..simples assim! Olhamos para nosso próprio umbigo e esquecemos de forma egoísta que somos uma organização interdependente.
Você já conversou com outras pessoas ou áreas e perguntou como você pode melhorar sua interação e contribuição para com eles ? Experimente…
Cada processo ou pessoa é uma parte de uma série de eventos dependentes entre si.
”Uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco”
2) Processo e Resultados:
Você já ouviu a frase :
“Eu não me importo como você vai fazer isso, só quero que seja feito!” ou “ se vira !“ ou ainda.. “dá seus pulos!”
Bom, se já ouviu, estas frases ilustram o mindset de quem quer resultados a qualquer custo.
Resultados são ótimos, todos buscamos, é para isto que estamos nas organizações. Porém COMO conquistamos os resultados é o segredo de replicar e sustenta-lo a longo prazo.
Nós não podemos ser somente orientados para resultados.
Devemos entender que a única maneira de conseguir os resultados desejados é melhorar o processo. Os resultados virão a seguir.
Muitas empresas buscam Resultados a qualquer custo, em curto prazo elas podem conseguir tais resultados, porém se não existir um processo de qualidade e eficaz sustentando estes resultados, o que acontecerá em curto prazo será o desgaste das relações profissionais entre as pessoas e os clientes, o aumento do custo para reposição de equipamentos, aumento do desperdício e dos esforços para atingir os mesmos resultados e assim gerando insatisfação, desmotivação e prejuízos.
Sem focar nos processos, os resultados seriam um acaso da sorte ou do azar. Pois não teríamos controle, medição e melhoria.
O foco no PROCESSO, e em melhores RESULTADOS somente pode ser obtido com a melhoria do PROCESSO e através das PESSOAS.
3) Problemas são Tesouros:
Se uma companhia quer atingir um nível de liderança de mercado, o reconhecimento dos clientes de seus funcionários, todos na companhia têm que procurar por problemas, isto mesmo. Buscar problemas! Se os problemas são considerados tesouros, eles serão identificados rapidamente e não varridos para baixo do tapete. Isto é um ambiente positivo vs. um ambiente negativo.
Muitas empresas desperdiçam grandes oportunidades de expandir seus negócios, ter mais lucro, reduzir os desperdícios, investir nas pessoas, pois tem MEDO de buscar por problemas, ou pior puni as pessoas que demonstram interesse por eles.
É comum encontrarmos pessoas que preferem ficar no “morninho”, levando a vida, e desperdiçam o grande potencial humano de solucionar problemas, gerar riqueza e desenvolvimento.
¨ Problemas são uma montanha de oportunidades
¨ Se nenhum problema é notado, não pode haver melhoria
¨ As pessoas raramente são o problema – elas sempre resolvem os problemas.
Atenção, não mate o mensageiro. Não crucifique a pessoa que traz problemas, incentive as pessoas buscarem por problemas e atuarem na proposta de soluções.
Muitas organizações acreditam que pessoas que mencionam riscos e problemas são negativas e pessimistas e punem estas pessoas. Isto gera um clima onde as pessoas escondem o erros e problemas e eles são descobertos quando não se tem mais tempo ou mais para resolver.
Isto não significa que devemos criar problemas.. já existem muitos na vida normal.
Incentive a pessoas olharem problemas de forma pro ativa e como oportunidade de desenvolvimento.
4) Não julgar / Não culpar:
Todos os empregados devem ter uma atitude de não julgar e não culpar porque a maioria dos problemas de equipes são criados pelo sistema, e não pelas pessoas. Líderes que julgam forçam seus funcionários a ficarem na defensiva e encobrirem problemas. Muitos problemas importantes permanecem escondidos por longos períodos de tempo por que as pessoas têm medo de trazê-los à tona.
Ao evitar julgar e Culpar proporcionamos oportunidades para melhorar os problemas sistemáticos, Permitimos a análise da raiz do problema, Aumentamos a confiança, fortalecemos a comunicação e nos sentimos unidos e fortes durante crises.
Julgar e Culpar colocam as pessoas na defensiva, criando um cultura perseguição, desculpas e perseguição.
Ao ter um problema, busque junto com o time encontrar o COMO iremos resolver e não QUEM fez isto ou POR QUE isto aconteceu ?
Assim, ao praticar estes princípios simples ao longo prazo e de forma constante você criará um time com valores fortes como RESPEITO, EMPATIA, PERTENCIMENTO E CONFIANÇA.
Bora tentar usar ? me diz ai como foi depois…
Abraços e sucesso !
Cristiano Santos é Diretor da People DH. Especialista em Performance e Desenvolvimento de Liderança e times.