É Inteligência emocional que fala?
Olá pessoal! Vamos falar um pouco sobre inteligência emocional ?
A inteligência Emocional é uma das Soft skills mais valorizadas atualmente e uma das competências com maior visibilidade e importância no futuro segundo uma pesquisa recente do “world Economic Forum “, pois em um mundo virtual, com robôs e automações, as emoções ainda são o que nos distingue no mundo de inteligência artificial.
Tenho estudado este assunto a muito tempo e sou apaixonado pela forma poderosa que nossos pensamentos influenciam nossos sentimentos e nossa vida, gerando alta performance e alegrias ou estados de depressão e burnout.
Acredito que o grande desafio, seja no trabalho ou na vida pessoal, é controlar a inteligência emocional e a usá-la em seu favor em busca de seus objetivos e de construir relacionamentos saudáveis.
Bom, mas o que é isto e como usar?
O assunto é longo, passando pela teoria de Daniel Goleman, pela PNL e atualmente com grande contribuição da neurociência e não tenho a pretensão de cobrir todo este universo em um único texto.
Quero compartilhar com vocês, alguns conceitos simples e de grande impacto se colocarmos em prática.
Começando por uma definição simples, Inteligência emocional é o estudo da experiência subjetiva, ela estuda como o cérebro e a mente funcionam, como criamos nossos pensamentos, sentimentos, estados emocionais e comportamentos e como podemos direcionar e otimizar esse processo.
Ela tem como principais objetivos:
- Gerenciar seus pensamentos, sentimentos e atitudes, a fim de controlar suas emoções e seu destino.
- Melhorar a capacidade de comunicação e entendimento nos relacionamentos.
- Ampliar o auto conhecimento
- Desenvolver a flexibilidade, ampliando suas opções de decisão e capacidade de influência.
- Melhorar a capacidade de comprometimento, motivação, entusiasmo em você e nas pessoas ao seu redor
Uma parte muito importante no estudo da Inteligencia emocional e da PNL ( Programação Neuro-Lingüística ) são os pressupostos ou “verdades absolutas”, situações onde mesmo você acreditando ou não ele existe e funcionam, está lá… como o ar.. você acreditando ou não ele existe e impacta na sua vida.
Vamos entender alguns destes pressupostos, existem vários, separei alguns interessantes:
· O que o grupo percebe como tendo sido dito por você é o que importa e não aquilo que você pretendia dizer. O Significado de sua comunicação é a resposta que você obtém.
Parece simples não é ? mas por que temos tantos problemas na comunicação ? por que as pessoas não entendem o que queremos ? bom, seja como for, suas intenções, forma, conteúdo, objetivo, etc.. a efetividade se mede pelo resultado e não pelo o que você queria comunicar. É um fato! Aceita que dó menos..rsrs.
Por isto, pegue esta verdade..a responsabilidade da comunicação é de quem comunica, desta forma desenvolva esta competência se quer ter influência e resultados.
· O elemento de maior flexibilidade no sistema será aquele com maior influência.
Desde Darwin e a teoria da evolução das especies, isto é uma verdade em todos os outros sistemas e comunidades, a pessoa com maior flexibilidade consegue transitar, influenciar e se adaptar aos diversos níveis e desenvolver resiliência e assim, sobrevivência e evolução.
· As pessoas fazem a melhor escolha que possuem no momento. Todo comportamento é útil em algum contexto.
Este é um dos mais polêmicos. O Conceito aqui é entender que as pessoas fazem escolhas baseados nos recursos que possuem. Imagina que todos nós recebemos ao nascer uma “caixa de ferramentas” vazia onde iremos colocar todos nossos conhecimentos e Habilidades para poder resolver problemas e superar desafios. Só que cada um tem sua caixa, assim, nem todos tem a ferramenta correta para resolver os mesmos problemas.
Imagina um conflito entre duas pessoas, se elas tiverem ferramentas sofisticadas em sua caixa provavelmente haverá entendimento, negociação e convergência. Já, se não houver recursos ou só ferramentas brutas.. o resultado você já sabe… confronto e brigas.
· Todo comportamento tem uma intenção positiva.
Este Pressuposto também é simples e poderoso.. e gera muita controvérsia se não for entendido da forma correta.
Como falamos acima, as pessoas usam seus melhores recursos disponíveis certo? Baseado nisto, ela quer resolver o problema ( do jeito dela ) e a base disto tudo é positivo ( para ela ), mesmo que seja um desastre.
Vamos pegar um exemplo, um líder que é agressivo com seus colaboradores. Isto é péssimo e inaceitável, porém na cabeça dele ele quer resolver algo, a intenção no subconsciente dele é positiva, só que a forma é destrutiva.
Alguém que rouba tem a intenção positiva de levar algo para ele ou para família e resolver um problema. Eu sei… é ilegal, imoral, inaceitável, mas na cabeça do criminoso ele está fazendo algo positivo para ele. Este é um exemplo extremo, mas ilustra o pressuposto. Não estou julgando os fatos, só ilustrando o conceito. Como diz o ditado.. de boa intenção o inferno esta cheio.
Mas no dia a dia, se buscarmos entender a intenção positiva nos atos das pessoas, pelo menos iremos diminuir nosso stress e entender ( nem sempre concordar) com as ações das pessoas.
· Qualquer pessoa pode aprender qualquer coisa.
Este pressuposto é libertador e empoderador, pois se todos nascemos iguais, e muitas pessoas conseguem aprender algo, você também pode conseguir se buscar trilhar o mesmo caminho com estudo, disciplina e dedicação.
· Não existe o que se chama de fracasso, existe apenas feedback. Utilizar tudo o que acontecer para aprender, crescer, avançar.
Outro pressuposto muito eficaz . A forma como registramos experiências negativas podem moldar nosso comportamento e destino. Se entendemos que aprendemos com os erros isto nos faz evoluir e não nos paralisar.
O mapa não é o território, As pessoas reagem ao seu próprio mapa ou representação da realidade e não à realidade.
Este é um clássico e o mais famoso. Basicamente quando vemos um mapa ele não é o continente, ele representa o continente em uma ilustração. Desta forma precisamos entender a forma como registramos nossas experiências e como desenhamos nosso mapa de vida. Pois eles são a nossa verdade em nossa mente. Nossa percepção molda nosso entendimento e ações.
A importância dos nossos pensamentos são fundamentais para nosso sucesso e qualidade de vida, pois o pensamento gera sentimentos, que gera hábitos a longo prazo, que moldam nossa personalidade e definem nosso destino. Um simples pensamento pode te destruir ou fazer você vencer. Atenção e cuidado com a qualidade de seus pensamentos.. tudo começa neles.
Por falar em percepção, temos 4 filtros em nosso mode de pensar:
- Eliminação: Sempre que focamos nossa atenção em algo, estamos deixando de atender outras coisas ou estímulos do contexto. Nossa percepção é seletiva e ao selecionar algo eliminamos o resto.
- Nosso cérebro, geralmente, consegue focar atenção em no máximo nove estímulos ao mesmo tempo, conscientemente. Os demais estímulos vão direto ao inconsciente ou são eliminados.
- Distorção: é como mudamos nossa experiência. Podemos distorcer de muitas maneiras. Podemos florear uma experiência, torna-la maior, menor, acrescentar. Sempre que vemos uma foto ou um quadro, e percebemos nele uma tri dimensão, estamos distorcendo, ouvimos um disco e imaginamos a orquestra. São aqueles cinco minutos que parecem uma hora ou vice e versa.
- Generalização: Quando aprendemos a dirigir um automóvel, aprendemos a dirigir todos os automóveis que funcionem mais ou menos do mesmo modo. Nossos valores e crenças são frutos da capacidade que temos para generalizar nossas experiências. Sem generalização não há aprendizagem. A generalização é a Mãe do aprendizado e o Pai do preconceito.
Fisiologia:
Atenção com o que seu corpo diz, a sua postura e expressões “gritam” a forma como você pensa e sente. Busque formas de se expressar que demostrem confiança, coragem, motivação, energia.
Se você pensar e sentir como um derrotado seu corpo vai demonstrar. Assim, erga a sua cabeça e siga em frente.
O assunto tem muitas variáveis, espero que você tenha gostado e que tenha lhe dado algumas reflexões para se atendar a forma como você lida com seus pensamentos e emoções e que tenha mais equilíbrio e inteligência emocional.
Gostou? quer saber mais sobre o assunto? leia nosso artigo “o Líder Emocional”, Click AQUI
ou nosso artigo sobre Psicologia Positiva aplicado nas organização, acesse AQUI.
Boa Leitura! E fique a vontade em comentar e contribuir !
Abraços
Cristiano Santos é Diretor da People DH. Especialista em Performance e Desenvolvimento de Liderança e times.