Estratégia, suor e lágrimas

Fim de ano é sempre a mesma coisa, com ele chega o Roberto Carlos, aquela música da Simone e com eles as frustações sobre as promessas não cumpridas e a esperança em novas promessas para o próximo ano !

Mas este ano vai ser diferente! até copa está dividindo o trono do Papai Noel! Seria um sinal para fazer diferente? bom, esta é minha intenção com este artigo. Ajudar você a desenvolver algumas estratégias e ações para ter um 2023 com mais conquistas. Vou compartilhar aqui algumas teorias, práticas e modelos para uma melhor performance no ano novo que já aponta aí na esquina.

Tudo isto se aplica a performance pessoal e profissional, basta um pouco de imaginação para adaptar os conceitos ao que você deseja.

O primeiro conceito que precisamos entender é sobre como os hábitos se formam e tomam conta de nossa vida. Na maioria das vezes fazemos nossos planos e resoluções baseados no que “vamos” fazer, listamos ações perfumadas de promessas. Porém mais importante que as ações e elas aparecerão ne sequencia é começar pela construção da imagem da pessoas que queremos nos tornar. No livro Hábitos atômicos de James Clear ele cita este ponto como fundamental. Criar e visualizar uma nova identidade é a base para construir e principalmente manter novos hábitos. Por exemplo, se você deseja ser mais saudável e ter um melhor corpo, busque pensar “ O que uma pessoa saudável faria neste momento? “, “uma pessoa saudável comeria isto? Faria isto? “ e juntamente se visualize sendo saudável e quais os impactos positivos disto na sua vida.

Isto se aplica para qualquer “persona” que você queira se tornar, um profissional de sucesso, um atleta, um melhor líder,  pai, mãe, filho, etc…  se você não conseguir visualizar você atrelado a uma nova identicidade ficará difícil manter as promessas. Ao fazer isto, você com certeza fará as escolhas de ações congruentes e alinhadas com esta identidade e nossa vida e resultados dependem de nossas escolhas.

Por falar em escolhas, vamos a outro detalhe importante no processo de gerar as ações a fim de atingir esta nova identidade. Criamos metas heroicas, aquelas que sentimos orgulho de compartilhar com outras pessoas na academia, no café, almoço e reunião de família ou trabalho e claro no Instagram ! Porém estas ações exigem um esforço gigantesco e não se sustentam após um mês ou as vezes 1 foto. Não acreditamos no poder dos pequenos atos de forma constante, somos incrédulos do processo e fã dos milagres. Afinal, não é grandioso e glamuroso dizer que caminhamos em volta do quarteirão ou que comemos uma salada. Queremos ser notados por correr no mínimo 10 KM e fazer jejum intermitente.

Acredite os pequenos passos de forma constante irão te levar mais longe que os sacrifícios isolados. Eles não têm glamour, mas funcionam.

Muitas vezes somos envolvidos no Planejamento Estratégico de nossa área ou empresa, porém poucas vezes ou nunca investimos tempo e energia para fazer nosso planejamento estratégico de nossa carreira e vida. Vamos então passar pelos principais pontos do planejamento e como aplicar sem mistério ou gourmetização corporativa.

Tudo começa na definição de Missão, Visão, Valores e Propósito

Missão: Responde a pergunta “Para que existimos?”, para que eu existo?, para que nossa área existe ? Nossa empresa?

Visão: Aonde quero chegar na minha carreira vivendo minha missão? Como me vejo no futuro? ou “Onde queremos chegar como departamento ou empresa?

Valores: “ De que forma iremos viver esta missão e visão ? O que nos guiará? Aqui estamos falando do que é importante, o que tem valor para mim ou para nós. Aqui não existe a visão maquiavélica de que o fim justifica os meios, pois estamos vivendo valores e princípios para um sucesso de longo prazo,

Propósito: “Por que faço o que eu faço? “Por que fazemos o que fazemos? Qual problema queremos resolver no mundo? Como queremos contribuir e deixar um legado.

Após está quase terapia existencial, precisamos mergulhar em um mar de autoconhecimento chamado de SWOT no planejamento estratégico. Este acrônimo famoso é a mais popular e eficaz ferramenta para identificarmos :

·       Pontos Forte (Strengths): Quais meus / nossos pontos fortes ?

·       Pontos Fracos (Weaknesses): Quais meus / nossos pontos fracos?

·       Oportunidades (Opportunities): Quais oportunidade enxergo / enxergamos ?

·       Ameaças (Threats): Quais ameaças e riscos identifico / Identificamos ?

Lembrando que Pontos fortes e fracos são forças pessoais e dependem somente e exclusivamente de você. Não precisa de interferência externa. Já oportunidades e ameaças são fatores externos ( pessoas, ações e situações ) que dependem da interferência e ação de outras pessoas em você ou sua empresa.

Legal, temos uma SWOT !!!! mas e daí?

Precisamos extrair o melhor destes pontos identificados e a melhor forma e mais inteligente é fazer perguntas certas. Nosso cérebro responde ao que perguntamos, então pergunte:

·       Como posso / podemos manter e ampliar meus pontos fortes?

·       Como posso / podemos diminuir ou eliminar meus pontos fracos?

·       Como posso / podemos conquistar ou acelerar estas oportunidades?

·       Como posso / podemos minimizar ou eliminar os riscos e ameaças?

Com certeza estas perguntas irão gerar um turbilhão de ideias, sugestões e potenciais ações.

Agora é só organizar e validar estas ações. Você pode organizar usando outra ferramenta clássica do planejamento estratégico, o famoso 5W2H ( quadro abaixo ). É só abrir uma planilha no Excel e mãos a massa! e preferencialmente em conjunto com outras pessoas.

Para validar suas metas o também famoso método SMART é fundamental para ter uma meta forte.

Até aqui já cansou né? ter um plano eficaz para nossas promessas e desejo exige suor, mesmo que seja dos neurônios. Porém, não adianta ter a mentalidade e identidade certa e um plano bonito. Na minha experiência como mentor e executivo de gestão de pessoas, identifiquei um outro inimigo nesta jornada. Este inimigo são os “pedregulhos” da vida… aquelas pedrinhas pequenas que não identificamos ou notamos que nos derrubam e nos sabotam com frequência e não sabemos de onde veio a queda. Novamente, queremos colocar coisas grandiosas e glamurosas no plano e esquecemos de mapear pequenas ações, hábitos e até pessoas que nos desviam de nosso lindo plano. Identifique estas pedrinhas e elimine se puder.

Outro ponto neste plano é ter uma boa gestão do tempo, pois precisamos melhorar a qualidade de nossas decisões, saber onde e como estamos “investindo” nosso tempo e como podemos ser mais Efetivos, Eficazes e Efetivos em nossas vidas. Para que tenhamos equilibro e qualidade de vida além de melhores resultados. Saiba mais em nosso artigo sobre gestão do Tempo e produtividade clicando aqui

Depois de tudo isto feito, é importante que você faça um acompanhamento sistemático e frequente no mínimo semanal das metas se forem pessoal e mensal se for da empresa para não ter surpresas do próximo natal. Já vi vários planos lindos e poderosos esquecidos em gavetas e computadores. Ficaram lá esperando por osmose que as ações se autorrealizassem.

É necessário Foco, Disciplina e Constância, Força e Fé! É isto atrelado ao um bom plano que gerar o resultado.

Por fim, queremos atingir nossas metas e ser feliz não é mesmo? Assim, quero compartilhar com vocês o CANVA que desenvolvi para gerar constância em seus hábitos e metas. Acesse  o Plano de Produtividade e Felicidade neste link para lhe ajudar a manter o foco e ser mais feliz segundo estudos da universidade de YALE.

Ufa, já tem muito trabalho, agora o que posso lhe desejar e que você tenha uma plano poderoso, que você transpire ao agir e que as lágrimas sejam de alegria por ter conquistado seus objetivos em 2023.

Se este artigo fez sentido para você, ajude curtindo e compartilhando com outras pessoas.

Cristiano é consultor e especialista em performance e liderança pela People Desenvolvimento Humano.